quinta-feira, 10 de junho de 2010

CURSO DE CORTES CÁRNEOS BOVINOS E SUÍNOS

O Brasil caminha para ampliar o seu mercado externo de carne fresca. O conhecimento das técnicas de obtenção de cortes cárneos bovinos e suínos se torna imprescindível para os frigoríficos exportadores e para aqueles que pretendem atuar na comercialização da carne armazenada em embalagens.

Neste contexto, o Centro de Tecnologia de Carnes – CTC, do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, realiza o curso teórico e prático em cortes cárneos bovinos e suínos, no período de 15 a 17 de dezembro de 2009, na cidade de Campinas-SP.

A abordagem prática será o grande diferencial do curso, com demonstrações da anatomia bovina, classificação e tipificação de carcaças bovinas e suínas, demonstração de cortes cárneos anatômicos e comerciais brasileiros, chilenos e para a União Européia.

Serviço
O curso será realizado no auditório do ITAL e nas instalações da planta piloto de abate e desossa do Centro de Tecnologia de Carnes.
As informações podem ser obtidas pelo telefone: 019 3743 1884 ou pelo email: eventosctc@ital.sp.gov.br.

5 comentários:

  1. É de muito interesse um curso desses, se pudesse iria pra campinas fazer, ahahaha, muito bom entender mais e mais sobre carnes, obrigado ao blog por nos fornecer essas notícias.

    Abraços, Leonardo Pimentel de Lara Zeni.

    ResponderExcluir
  2. José Lucas Rialto Pinto2 de julho de 2010 às 14:08

    Com o crescimento no mercado externo de carne fresca no Brasil, tiveram uma oportunidade boa para abrirem curso de cortes de cárneos bovinos e suínos como exemplo o Instituto de Tecnologia de Alimentos(ITAL) realizou o curso teórico e prático em cortes, com demonstrações da anatomia bovina e classificação e tipificação de carcaças bovinas e suínas. Com isso criando oportunidades para população brasileira desempregados a ter chance de crescer. Foi um bom investimento e que fizeram para o futuro das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Marcos Rocco dos Reis2 de julho de 2010 às 17:33

    Este curso é bem interessante para o profissional de gastronomia, saber exatamente, os tipos de cortes, e como fazê-los, é um diferencial importante para o curriculo. No curso temos aulas de Identificação e Seleção de alimentos, que nos ajuda nesta parte, mas um curso como este, aprofunda-se mais no assunto.

    ResponderExcluir
  4. Ter diferencial é alma do negócio, isso já é dito há muito tempo por aqueles que hoje são os grandes empresários do ramo da comercialização de carnes. Há nos interiores dos estados grandes empresas no ramo de frigorífico que a cada dia se capacitam e buscam mais tecnologias avançadas para aplicar na criação do animal, na alimentação e acompanhamento do desenvolvimento desse para que o abate não prejudique os cortes. Dessa forma saber como e onde cortar uma peça ou animal é essencial para que esse "diferencial" chegue até à mesa daqueles que mais nos interessa: "o nosso cliente".

    MARCELO DE MELLO DIZ....

    ResponderExcluir
  5. Para saborear uma carne macia é fundamental saber corta-la, senão, perde todo o sabor e fica dura. As peças chegam inteiras e ai a importancia de ter alguem capacitado para os cortes.


    Lucas Tachibana Correa

    ResponderExcluir