quinta-feira, 10 de junho de 2010

GASTRONOMIA, NOVA OPÇÃO DE CARREIRA


A busca pelo setor gastronômico está aumentando nos últimos anos. O que antes era só a apreciação das pessoas que buscavam uma boa culinária, agora se torna uma opção de carreira. Com isso o crescimento de entidades, como escolas e universidades, focadas na profissionalização neste setor, tornam-se a opção de muitas pessoas.
Muitos pensam que para ser um bom gastrônomo é necessário fazer o curso fora do país, porém hoje em dia os cursos oferecidos aqui no Brasil formam grandes profissionais, por serem de boa qualidade. Como Anhembi Morumbi, Senac, UNIVALI, PUC, Centro Europeu.
A proposta das entidades que oferecem o curso tem como objetivo a atuação nas diferentes fases dos serviços de alimentação e bebidas. Criar, planejar, operacionalizar produções culinárias, gerenciar serviços e ventos, considerando os aspectos culturais, econômicos, sociais e ambientais.
Muitos dos cursos de gastronomia espalhados pelo mundo não visam apenas formar pessoas que saibam cozinhar, mas também pessoas que sejam qualificadas para planejar, administrar e gerenciar um restaurante. Por isso as características de uma pessoa que quer seguir carreira nessa é a criatividade, interesse e disposição para ser um bom profissional.
A gastronomia não é apenas vista em universidades e escolas, também encontramos na web, como sites de pesquisa sobre a culinária de outras regiões, receitas, blogs, curiosidades, novas tendências na área.
Com essa disseminação rápida da gastronomia, os profissionais possuem uma grande variedade na área de atuação. Seja em donos de restaurantes, chefs de hotéis, hospitais e a nova tendência: Personal Chef.
Personal Chef é um chef que prepara as refeições na casa do cliente não importando a quantidade de pessoas, o cardápio ou o horário. Alguns personal chefs focam em cozinhar para o jantar e para outras ocasiões especiais na casa do cliente, o que significa que são responsáveis pelas compras, por preparar as refeições, servindo os clientes e cuidando da limpeza da cozinha. O menu é planejado e discutido com o cliente e, em seguida, preparados em sua casa no dia solicitado.
Ao contratar um personal chef para prestar qualquer serviço desde um jantar especial a eventos maiores, o menu e o orçamento são apresentados para a aprovação do cliente. Normalmente, para o chef é dada aprovação com um depósito, ou (se estiver familiarizado com cliente frequente) apenas feita uma reserva por telefone. O cliente paga pelo serviço completo, para além do custo do chef e serviços de auxiliares, materiais e demais necessidades.
Alguns personal chefs também fornecem planejamento de cardápios e orçamento para a semana ou período maior de tempo, focando em uma alimentação nutritiva e saborosos pratos para as suas famílias. Muitos personal chefs também oferecem instrução culinária personalizada na casa do cliente, ou em grupos particulares.
Em termos de experiência, tendem a ser personal chefs profissionais que trabalham em restaurantes, hotéis, bares ou nos três. Não é raro que alguns personal chefs - especialmente aqueles que cozinham para jantares e ocasiões especiais - são empregados em um restaurante e só fazer o serviço de personal chef nos seu tempo livre para renda extra.
Mariana Birchall, cliente da chef Andrea Tinoco, confirma: "Já contratei a Andrea mais de uma vez para ir lá em casa, porque, afinal, um serviço impecável, que me dá trabalho zero, é um bom motivo para me fazer ficar longe do fogão. Até gosto de cozinhar, mas quem cozinha não curte a festa", reconhece. Mariana também garante que arranca suspiros da platéia: "Meus convidados sempre adoram, não há como negar que existe um certo glamour em ter o chef em casa. E parece até que tudo fica mais gostoso!", avalia Mariana, cujo o prato inesquecível é o risoto de pato. "Faz o maior sucesso!", delicia-se.

20 comentários:

  1. A pessoa que escolhe gastronomia assim como qualquer outra profissão tem que ter diversas qualidades como criatividade, interesse, como ja foram citadas, mas PAIXÃO e GOSTAR DO QUE FAZ é essencial na carreira de qualquer profissão, e saber se administrar, e se inovar são caracteristicas que dão um peso maior no curriculo se destacando no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Tiago.. a paixão em fazer o que gosta é o ingrediente principal de um bom Cozinheiro...não é fácil ficar mais de 12 horas em uma cozinha,nem sempre as receitas dão certo,tem dias que seu chefe está de mau humor entre outras rotinas de uma cozinha.Mas se tem amor,vale muito! e a melhor sensação é um cliente dizer que o seu molho mais "pobre" é o melhor que ele já comeu!

    ResponderExcluir
  3. concordo com vocês... na escolha da profissão a coisa mais importante é o GOSTAR, é a PAIXÃO, no que for escolhido, a gente acima de tudo tem que estar preparado pra toda as escolhas que por ventura possa aparecer... temos que escolher a profissão com o coração!! pois é a maneira de ter mais motivação...

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente thiago,hoje esse mercado realmente e um mercado promissor e temos varios rumos de atuacao,nao apenas de cuzinheiro ou cheff,mais podemos ser um bom administrador,um exelente somelier,um otimo gerente de equipes e estoque,e o melhor e quem escolheu isso pra sua vida ama o que faz,ninguem escolhe a gastronomia por tar indeciso,e sim por amar a cozinha.
    Diogo Pereira

    ResponderExcluir
  5. Bruno Escorsin de Menezes24 de junho de 2010 às 20:22

    Nesse ramo temos varias horisontes para explorar, ainda mais nos dias de hoje que o mercado esta a procura de pessoas novas que tenham disposiçao para aprender e inovar em seus empreendimentos

    ResponderExcluir
  6. Por mais que pareça uma profissão e puro glamour, a gastronomia é bem diferente disso, é o ato de por a mão na massa literalmente, passar horas a fio em pé dentro de uma cozinha quente. Mas é uma profissão muito prazerosa pra quem realmente ama a comida em si.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante este texto ! A designação do Personal Chef é nova no mercado e com certeza uma de muitas outras invenções e criatividades que estarão por vir no ramo da gastronomia dentro do mercado de trabalho.

    Gabriela Macedo.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante este texto ! A designação do Personal Chef é nova no mercado e com certeza uma de muitas outras invenções e criatividades que estarão por vir no ramo da gastronomia dentro do mercado de trabalho.

    Gabriela Macedo

    ResponderExcluir
  9. Concordo com todos, pois mesmo sabendo cozinhar como eu, no curso vejo a gastronomia com outros olhos, aprendo técnicas e coisas que jamais imaginei como é o caso do empreendedorismo.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza o personal chef é uma tendência forte que vem por aí, pois hoje em dia também têm aqueles que gostam de comer sob seu próprio teto, sem precisar sair de casa. Ou aqueles que querem fazer evento de família etc.

    É muito bom saber que hoje no Brasil, possuímos este leque de opções para cursar Gastronomia, ou fazer cursos da área, creio eu que isto só tende a crescer mais e mais no país pela maior curiosidade e interesse do povo.

    Maria Luiza Busato

    ResponderExcluir
  11. Com certeza o "Personal Chef" chama muito atenção e através dessa matéria tenho uma sensação de que seja muito gostoso atuar essa área, cozinhar na casa de clientes recebendo elogios e tudo mais, claro que com críticas, o que é bom para aprender e melhorar, junto ao aspecto de bom empreendedor que estamos aprendendo a ser, vejo hoje que não só a Gastronomia mas sim todos os ramos profissionais dependem de uma boa noção de Empreendedorismo.

    Abraços, Leonardo Pimentel de Lara Zeni.

    ResponderExcluir
  12. Aventurar-se na cozinha pode ser algo realmente divertido, sobretudo se o resultado final é o desejado. Selecionar receitas, ou mesmo criar as próprias, transforma o simples preparo de um prato num prazer de cozinhar, que dá uma graça a mais na rotina de todos os dias. Não precisa ser uma ocasião especial para que a comida seja bem elaborada e gostosa. Pelo contrário, a comida gostosa pode tornar a ocasião especial. O segredo está na vontade e também, claro, num pouquinho de técnica.

    Porém, não é todo mundo que nasce com o dom de cozinhar e harmonizar ingredientes como um legítimo chef. Algumas pessoas têm certo receio na cozinha, principalmente a criativa, para coisas novas que saiam do tradicional arroz com feijão. Ou mesmo falta um pouco de habilidade para aprimorar o que já criaram ou encontraram por aí.

    Isso explica, pelo menos em parte, a grande procura pelos cursos livres de gastronomia. Além de principiantes e interessados, esses cursos abrangem um público de profissionais da área, que buscam adquirir repertório para incrementar suas receitas. Muitos jovens que querem entrar para o ramo começam em cursos livres para terem certeza se é daquilo mesmo que gostam. Algumas donas de casa se inscrevem para se atualizar, assim como algumas pessoas oferecem os cursos para suas funcionárias de casa aprenderem técnicas e variarem o cardápio.

    E, assim como a procura, a oferta é bem variada: existem cursos para diferentes propósitos e perfis. Desde aqueles que ensinam a preparar um almoço rápido e sofisticado, a técnicas avançadas de confeitaria e panificação, por exemplo.

    ResponderExcluir
  13. Existem muitas pessoas que tem interesse neste setor, mas pelo fato de o curso de gastronomia ainda ser novidade, acham que o mercado de trabalho é escasso. Este texto mostra que não é assim, podemos trabalhar em vários setores, como cozinhas em hospitais, fazendo concorrencia com os profissionais de nutrição, poe exemplo.
    A nova tendencia, Personal Chef, creio que será muito apreciada e popularizada daqui alguns anos. Pois o cliente tem uma refeição deliciosa, e nenhum trabalho, dentro de sua própria casa.

    ResponderExcluir
  14. Para ser um gastronomo,não basta somente saber cozinhar. É necessario saber planejar, administrar e gerenciar um restaurante. Misturando a tudo isso o tempero da criatividade, do interesse e da disposição. Desta forma será um excelente profissional.

    Lucas Tachibana Correa

    ResponderExcluir
  15. Hoje o profissional que se forma pelas escolas de gastronomia,não são simples chefes ou cozinheiros além da bagagem de técnicas de cozinhas, entre as materias lecionadas no curso encontramos administração,rh,controle e funcionamento e restaurantes...as escolas acreditam que um bom profissional precisa entender desde a entrada da matéria prima e sua distribuição.

    ResponderExcluir
  16. As escolas de Gastronomia de hoje não visam apenas formar um bom chefe de cozinha, mas sim formar um profissional que entenda todo o funcionamento de um empreendimento, por isso na carga horario dessse cursos encontramos conteudos com administração, empreendedorismo, técnicas de compras, marketing, RH e outros conteudos que são de grande utilização para uma grande profissional.

    ResponderExcluir
  17. Reinaldo Lauriano Batista2 de julho de 2010 às 21:31

    Olá pessoal,
    Dentro da grande área da Gastronomia temos um leque de possibilidades, mas o assunto parece pender com facilidade para a tendência do Personal Chef.
    Gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência neste ramo. Posso afirmar que o reconhecimento acontece de forma mais intensa, provavelmente, pela proximidade com o contratante, o que torna mais gratificante a atividade. Aparentemente, a complexidade de um evento na casa de um cliente parece menor, mas a responsabilidade é maior, em vista de todos os detalhes que devem ser pensados pelo chef. O Personal Chef está na intimidade do cliente e de seus convidados, o que requer um tato mais apurado para perceber quanta liberdade lhe foi dada para explorar os recursos disponíveis, na tentativa de agradar a todos.

    ResponderExcluir
  18. Bom, achei muito interessante,
    afinal muitas pessoas tem um conceito errado
    sobre gstronomia, e nessa materia
    é mostrado que a gastronomia é muuuito mais
    do que só cozinhar, as inovações nessa area também são consideraveis, cada vez mais é dado
    o valor para a profissão.

    ResponderExcluir
  19. Priscila Oliveira disse...

    Muitos se perguntam o porque fazer faculdade de gastronomia para ser cozinheiro ou chef mas a gastronomia abrange praticamente todos os campos que envolvem até mesmo bebidas. Um gastrônomo geralmente se preocupara praticamente com todos os detalhes da culinária desde a preparação do alimento até vestuário, a preparação do prato e a musica que acompanha a refeição.
    Por isso podemos dizer que a gastronomia tem um faro mais aguçado que a culinária, se preocupando mais com a forma de como o alimento vai ser confeccionado.

    ResponderExcluir