quinta-feira, 10 de junho de 2010

DICAS


Azeite de Oliva Genérico – Coloque algumas azeitonas pretas, furadas com um garfo, e um pouco de alho socado num vidro com óleo comum de cozinha e deixe na geladeira por alguns dias. O óleo ficará com sabor de azeite de oliva. Ou ainda, quebre os caroços de azeitona coloque num recipiente com óleo e deixe durante três meses.

Batata – Para dar sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque na água do cozimento alguns cravos da índia.

Carne – Quando for fazer bolinho de carne e não tiver ovos, substitua por batatas cozidas amassadas. Observação : cada ovo deve ser substituído por uma batata.

Doces – Quando você fizer uma calda de açúcar e ela apresentar algumas impurezas, pingue um pouquinho de leite para a sujeira ficar aglomerada. Depois, retire com uma espumadeira e use a calda bem uniforme no preparo de vários doces.

Excesso de Gordura – Coloque uma folha de couve em cima da sopa de carne gorda, para tirar o excesso de gordura do caldo.

Farináceos
– para saber se o fermento está bom, coloque uma colher de sopa rasa do pó num copo com água morna pela metade. Mexa. Se o fermento crescer e ferver, ele ainda poderá ser usado.

Frituras – Ao fazer frituras, coloque um pouco de sal no fundo da panela, para a gordura não espirrar.

Gelatina
– Quando uma receita pedir uma gelatina em folha e você só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.

Insetos – Para impedir o aparecimento de formigas no açúcar basta adicionar casca de limão nos depósitos ou açucareiros.

Legumes – As beterrabas conservaram seu colorido se forem cozidas com casca e um pedacinho de caule. Adicione uma pitada de açúcar a água do cozimento. Assim, as beterrabas ficarão mais saborosas. A água do cozimento pode ser usada para cozinhar o feijão.

Manteiga – Ao fazer refogados experimente trocar a manteiga comum por esta, temperada: misture 100 grs de manteiga com a casca ralada de meio limão e duas colheres de sopa de cheiro verde. Você pode guardar essa manteiga na geladeira até por dois meses.

Ovos – Para a fritada ficar mais macia, junte aos ingredientes uma colher de sopa de leite para cada ovo.

Pão – Para assar pão de queijo feito com polvilhe azedo, coloque em forno bem quente e vá baixando o fogo, gradativamente, depois que o pão estiver crescido, até que ele seque. Caso ao contrário, o pão ficará murcho e puxa – puxa.

Queijo – Se o queijo parmesão ficou muito duro, não jogue-o fora. Deixe-o embrulhado num pano molhado por 24 horas. Assim, ele ficará ótimo para ralar.

Sal – Para conservar o sal sempre fresquinho e seco, coloque uma bolacha salgada no fundo do recipiente em que ele é guardado. A bolacha absorverá toda a umidade do sal.

Temperos – Para dar um sabor ardido, igual ao da pimenta, a sopas e molhos, acrescente um pedacinho de gengibre e retire na hora de servir.

Utensílios – Quando você não tiver papel de alumínio para cobrir os pratos para assar, substitua por qualquer papel fino. Mas, antes embeba com óleo para não pegar fogo.

Verduras – Quando cozinhar hortaliças com cheiro forte, como a couve flor e o repolho acrescente a água uma colher de sopa de leite.

6 comentários:

  1. muito interessante as dicas,parabens principalmente a da batata no bolinho,excelente.
    Diogo Pereira

    ResponderExcluir
  2. As dicas para um chefe de cozinha, são mais do que importante,pois são os truques que mais ajudam na cozinha.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessas dicas, pois são práticas e fáceis para serem usadas no dia-a-dia de qualquer um. Não só para quem já cozinha mas sim para aqueles que tem a culinária como Hobby!
    Se me permitem uma sugestão, coloquem sempre mais dicas desse gênero! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Já testei e aprovei quatro dicas dessa lista, parabéns para o blog e que venham com mais dicas do gênero como a colega acima disse.

    Abraços, Leonardo Pimentel de Lara Zeni.

    ResponderExcluir
  5. Novidades em festas de Casamento....
    É muito importante lembrar que deve-se ter um plano, um cronograma a ser seguido. Escolha entre as opções a que você tem condições , porém, aviso: procure bem faça degustações por vários buffet , pois hoje em dia você consegue encontrar preço, glamour e sabor que é muito importante.
    Se for de dia aproveite os brunches que estão em alta, são cafés da manhã com jeitão de almoço, além de ter fartura tem coisas mais pesadas como o quiche e empadões.



    Se for fazer almoço, dica boa é optar por um bufet que sirva pratos leves e requintados, isso não quer dizer que não pode ser servido feijoada. Eu mesma já fiz casamentos chiqueréssimos onde foi servido este prato, porém mude a temática da coisa e sirva como finger foods. Finger foods são pequenas porções, exemplo bacana é servir em panelinhas , sim isso mesmo em vez de pratos mini panelinhas .



    Além de ficar elegante fica lindo e todo mundo vai comentar depois, como segundo prato um bom bobó de camarão e ou um risoto bem feito e cremoso!

    Se for a noite, opte por um open bar que sirva coquetel de frutas, assim os convidados podem ir se soltando enquanto o buffet começa as rodadas.

    Inclua um tema a seguir, não misture muitas idéias em uma festa , tente ter uma linha única. Peça para ver as louças e talheres do buffet, e veja se combina com o seu cardápio e se estão de acordo com o que você deseja. E não existe coisa mais chata que ficar insatisfeito logo no dia que você esperou tanto, fique atenta a todos os detalhes, tudo é importante!

    Não ache que certas coisas são bobas, pois uma má escolha pode te tirar do sério na sua noite tão esperada. Pesquise bastante e escolha aquilo que mais te agradar e tenho certeza que seu casamento será um sucesso, na próxima edição falaremos dos diversos tipos de bem casados e tendências de moda em doces de casamento

    ResponderExcluir
  6. Dicas exelentes que facilitam o dia a dia na cozinha. Essa de colorar o sal no fundo da panela para não espirrar gordura parece boa.. Vou testar e comento.

    Lucas Tachibana Corrêa

    ResponderExcluir